Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

...

Índice
minLevel1
maxLevel6
include
outlinefalse
indent
styledefault
exclude
typelist
class
printabletrue

COMO FUNCIONA NOSSA API

Antes de começarmos, vamos para uma breve explicação de como nossa API funciona:

...

  1. Preenchimento da carta para transmissão: É encaminhado para o  cliente o preenchimento da Carta Van, juntamente com as orientações bancárias  necessárias para iniciar o processo de integração. 

...

Group 677.pngImage Added

Abaixo temos uma dica de preenchimento para os campos destacados

...

 USO PRÁTICO NO SISTEMA GW

1) CADASTRAR O FORNECEDOR  (Cadastro >> Financeiro >> Fornecedores)

Esta é a primeira rotina que devemos parametrizar. Sempre que for precisar gerar o pagamento para uma conta seja por TED ou PIX, é importante realizar o preenchimento das informações financeiras no cadastro do Fornecedor.  

...

  • Informações Financeiras/Contábil: Conta bancária, Agência, Banco, Favorecido da conta, tipo de conta, chave pix e tipo de chave pix.

...

2) LANÇAMENTO DE DESPESAS  (Lançamentos >> Financeiro >> Despesas)

Na tela de despesa, o cliente precisa preencher a "Forma de pagamento" que é definida na Duplicata bancária. Ela quem dirá qual o tipo de pagamento será realizado.

Obs: Para pagamento de boletos, deverá informar o "Código de barras" do boleto que será pago.

Segue abaixo os métodos que existem para o envio de pagamento e qual forma de pagamento poderá ser utilizada para o método correto.  

  • Boletos - Deverá utilizar a forma de pagamento ‘Duplicata Bancária’. 

  • TED - Deverá utilizar a forma de pagamento ‘Transf. bancária (TED)’

  • DOC - Deverá utilizar a forma de pagamento ‘Transf. bancária (DOC)’.

(Modalidade de pagamento extinta desde 15/01/2024)

  • Tributo Darf normal ou Tributo Darf Simples - Deverá ter os seguintes parâmetros: Dentro da espécie da despesa o ‘Tipo de pagamento CNAB’ deverá ser igual a ‘Darf Normal’ ou ‘Darf Simples’. Poderá usar a forma de pagamento: Pagamento eletrônico.

  • Tributo GPS - Deverá ter os seguintes parâmetros: Dentro da espécie da despesa o ‘Tipo de pagamento CNAB’ deverá ser igual a ‘GPS’ e poderá usar a forma de pagamento: Pagamento eletrônico.

unnamed (13).pngImage Added

3) GERANDO A REMESSA  (Processos >> Financeiro >> Baixa de Contas a Pagar)

O envio das remessas de pagamento são encaminhadas na tela de Baixa de Contas a pagar, onde deverá selecionar as despesas geradas, gerar a remessa e encaminhar para o banco. Para enviar os pagamentos é necessário selecionar a conta que foi homologada pela van. Em seguida informar a Data de Pagamento.

...

4) ETAPAS DE ENVIO DA REMESSA

  4.1 - Gerar arquivo de remessa - Marcar os pagamentos, a conta e informar a data do pagamento, deverá  clicar em “gerar remessa”, nessa etapa será enviado para a Nexxera

 4.2 - Enviar arquivo de remessa - Ao marcar os pagamentos gerados na remessa e clicar no botão ‘’Enviar arquivo de remessa’’, a informação será enviada para o banco. Fazendo isso, cerca de 30 a 40 minutos a informação dos pagamentos irá aparecer no internet banking para o cliente autorizar o pagamento.

4.3 - Cancelar Pagamento - Ao clicar nesse botão o sistema irá cancelar o pagamento que foi enviado para Nexxera. Obs.: Se a remessa já foi enviada para o banco, não é possível realizar o cancelamento. 

...

5) STATUS DA REMESSA

Cada processo realizado apresenta um status para facilitar na identificação dos pagamentos que foram enviados ou não ao banco. 

N ⇒ Remessa não gerada -  Status remessa de pagamento

S ⇒ Remessa gerada - pagamentos que não foram enviados para o Banco.

E ⇒ Remessa enviada para o banco -  ficará nesse status os pagamentos que foram enviados para o banco.

...

Para facilitar na visualização dos arquivos e status, nos filtros de visualização foi criada a opção: Mostrar apenas despesas enviadas para o banco (Arquivo de remessa), que auxiliará na busca dos lançamentos já realizados. 

unnamed (17).pngImage Added

Para envio de pagamentos em lote para o banco, é importante destacar que é necessário os lançamentos serem da mesma forma de pagamento, não podendo gerar a remessa com mais de uma opção de pagamento diferente. 

Para facilitar na visualização nos filtros de busca possui a opção: Mostrar despesas com forma de pagamento, que servirá para visualizar os lançamentos que possuem a mesma forma de pagamento informado. 

unnamed (18).pngImage Added

6) IMPORTAÇÃO DO RETORNO BANCÁRIO (Consulta dos pagamentos)

A rota de consulta é utilizada para que o cliente saiba o resultado da conciliação bancária, tanto para boletos trafegados de forma automática, quanto para as transferências ou Pix encaminhados. O retorno desta rotina será atualizado conforme as instruções que vierem do banco, e estarão disponíveis para que o cliente faça a consulta.  

Na tela de baixa de contas a pagar foi criado uma guia chamada "Importação" para consultar o retorno dos pagamentos.Existe apenas o layout "Retorno integração Pagamento".  

  • Deverá selecionar a conta bancária configurada na Nexxera para buscar os retornos de pagamentos. 

Existem duas formas de buscar os pagamentos, sendo por:

  •  Data - Período onde o cliente poderá colocar data de início e fim;

  •  Movimento - onde o usuário poderá usar o id do movimento e buscar a resposta da integração.

...

Obs: O arquivo de retorno funciona igual ao de boletos, no dia posterior que o cliente deverá chamar a requisição, pois é quando o banco atualiza os status e devolve para o Webtrans.

Ao solicitar o retorno do banco na aba importação, o sistema apresenta a mensagem de validação do banco informando se o pagamento foi validado ou não.

...

Após o pagamento ser aprovado no Internet bank e ocorrer a compensação bancária, o usuário deverá realizar a requisição no Webtrans onde os pagamentos que já foram autorizados e pagos virão marcados  na tela de Baixa de contas a pagar.

unnamed (21).pngImage Added

7) TEMPO DE ENVIO E RETORNO DE ARQUIVOS ENVIADOS VIA VAN NEXXERA

  O processo de envio e recebimento de remessas é algo bem simples, contudo, por conta da particularidade de cada banco o tempo de envio e recebimento para os arquivos variam de banco para banco.

Para os principais bancos elaboramos um descritivo, mostrando qual o tempo de envio de remessas e recebimento de retornos para o serviço de Pagamentos:

Bradesco

Envio: Pagamentos enviados até 17:59 autorizados

Retorno: 2 horas para o processamento.

Itaú

Envio: Pagamentos enviados até 17h, após este horário será bloqueado.

Retorno: 2 horas para o processamento.

Santander

Envio: Pagamentos enviados até às 17h podem ser autorizados. Após às 17h será bloqueado. Pagamentos a receber até às 20hrs.

Retorno: Próximo dia útil

Banco do Brasil

Envio: Pagamentos enviados até 17:59 autorizados

Retorno: Próximo dia útil