GW Trans: API PAGAMENTO AUTOMÁTICO

COMO FUNCIONA NOSSA API

 

Antes de começarmos, vamos para uma breve explicação de como nossa API funciona:

Somos o sistema ERP que realiza toda a comunicação entre o sistema do Banco e o nosso sistema através de requisições HTTPs.

A integração deverá ser solicitada pelo cliente junto ao setor comercial da GW SISTEMAS. Após a contratação, o setor comercial irá direcionar para equipe de Integrações para realizar  todo o trâmite de orientação  e configuração do processo  junto com o  cliente. 

BENEFÍCIOS: 

  • Agilidade no processo Contas a Pagar. 

  • Otimização no envio de informações bancárias, de forma prática e segura.

  • Realização de pagamentos dentro sistema Financeiro Gw.

  • Praticidade na Conciliação Bancária

REGRA GERAL

 

  1. Preenchimento da carta para transmissão: É encaminhado para o  cliente o preenchimento da Carta Van, juntamente com as orientações bancárias  necessárias para iniciar o processo de integração. 

 

Group 677.png

 

Abaixo temos uma dica de preenchimento para os campos destacados

  • Banco - Nome do banco onde será solicitado a transmissão automática.

  • Agência - Agência da conta (Informar DV se tiver).

  • Cidade - Cidade onde esta localizada a empresa.

  • UF - Estado onde está localizada a empresa.

  • A/C - Informar o nome do gerente da conta.

  • Fone - Telefone para contato.

  • Serviço no Banco - Serviço utilizado no banco, informar PAGAMENTO.

  • Conta/DV - Conta completa com DV.

  • Convênio: - Informar o mesmo convênio cadastrado.

  • Layout Cliente - CNAB utilizado (240).

  • RAZÃO SOCIAL - Razão Social do cliente.CNPJ - CNPJ ou CPF.

  • NOME - Nome do solicitante.

  • CARGO - Cargo do solicitante dentro da empresa.

  • FONE - Telefone para contato do solicitante.

  • E-MAIL - E-mail para contato do solicitante.

 

Após preencher a carta com os dados da conta da Empresa, é necessário encaminhá-la ao gerente bancário responsável pela conta do cedente, informando a necessidade de trafegar arquivos de Pagamento Registrados com a VAN.

 

Obs: Exceto para o banco SICOOB, onde não é necessário o envio da carta para abertura de relacionamento ao banco, sendo necessário a abertura para este banco deve ser feita diretamente no Internet Banking. 

 

Ao entregar a carta ao gerente de contas, é fundamental  que seja solicitado o processo de validação das remessas geradas o DSNAME (são códigos que validam a realização do tráfego de arquivos entre a Van contratada e o banco) .

Fazemos essa comunicação junto a NEXXERA TECNOLOGIA.

 

Segue exemplo do DSNAME:

 

  • Mas e se o Banco/Gerente tiver dificuldades em iniciar o processo de liberação? Como proceder? 

Por via de regra, a orientação junto aos bancos é solicitar uma alteração na forma como as remessas e retornos são recepcionados, passando a ser via VAN.

Para os principais bancos elaboramos um passo-a-passo mostrando como orientar o gerente caso haja dificuldades na liberação:

 USO PRÁTICO NO SISTEMA GW

 

1) CADASTRAR O FORNECEDOR  (Cadastro >> Financeiro >> Fornecedores)

Esta é a primeira rotina que devemos parametrizar. Sempre que for precisar gerar o pagamento para uma conta seja por TED ou PIX, é importante realizar o preenchimento das informações financeiras no cadastro do Fornecedor.  

  • Dados principais:CNPJ,  Razão Social, Inscrição Estadual, Cep, endereço e telefone para contato. 

 

  • Informações Financeiras/Contábil: Conta bancária, Agência, Banco, Favorecido da conta, tipo de conta, chave pix e tipo de chave pix.

 

2) LANÇAMENTO DE DESPESAS  (Lançamentos >> Financeiro >> Despesas)

 

Na tela de despesa, o cliente precisa preencher a "Forma de pagamento" que é definida na Duplicata bancária. Ela quem dirá qual o tipo de pagamento será realizado.

 

Obs: Para pagamento de boletos, deverá informar o "Código de barras" do boleto que será pago.

 

Segue abaixo os métodos que existem para o envio de pagamento e qual forma de pagamento poderá ser utilizada para o método correto.  

  • Boletos - Deverá utilizar a forma de pagamento ‘Duplicata Bancária’. 

  • Boletos - Deverá utilizar a forma de pagamento ‘Duplicata Bancária’. 

  • TED - Deverá utilizar a forma de pagamento ‘Transf. bancária (TED)’

  • DOC - Deverá utilizar a forma de pagamento ‘Transf. bancária (DOC)’.

(Modalidade de pagamento extinta desde 15/01/2024)

  • Tributo Darf normal ou Tributo Darf Simples - Deverá ter os seguintes parâmetros: Dentro da espécie da despesa o ‘Tipo de pagamento CNAB’ deverá ser igual a ‘Darf Normal’ ou ‘Darf Simples’. Poderá usar a forma de pagamento: Pagamento eletrônico.

  • Tributo Darf normal ou Tributo Darf Simples - Deverá ter os seguintes parâmetros: Dentro da espécie da despesa o ‘Tipo de pagamento CNAB’ deverá ser igual a ‘Darf Normal’ ou ‘Darf Simples’. Poderá usar a forma de pagamento: Pagamento eletrônico.

  • Tributo GPS - Deverá ter os seguintes parâmetros: Dentro da espécie da despesa o ‘Tipo de pagamento CNAB’ deverá ser igual a ‘GPS’ e poderá usar a forma de pagamento: Pagamento eletrônico.

 

3) GERANDO A REMESSA  (Processos >> Financeiro >> Baixa de Contas a Pagar)

O envio das remessas de pagamento são encaminhadas na tela de Baixa de Contas a pagar, onde deverá selecionar as despesas geradas, gerar a remessa e encaminhar para o banco. Para enviar os pagamentos é necessário selecionar a conta que foi homologada pela van. Em seguida informar a Data de Pagamento.

4) ETAPAS DE ENVIO DA REMESSA

 

  4.1 - Gerar arquivo de remessa - Marcar os pagamentos, a conta e informar a data do pagamento, deverá  clicar em “gerar remessa”, nessa etapa será enviado para a Nexxera

 

 4.2 - Enviar arquivo de remessa - Ao marcar os pagamentos gerados na remessa e clicar no botão ‘’Enviar arquivo de remessa’’, a informação será enviada para o banco. Fazendo isso, cerca de 30 a 40 minutos a informação dos pagamentos irá aparecer no internet banking para o cliente autorizar o pagamento.

 

4.3 - Cancelar Pagamento - Ao clicar nesse botão o sistema irá cancelar o pagamento que foi enviado para Nexxera. Obs.: Se a remessa já foi enviada para o banco, não é possível realizar o cancelamento. 

 

5) STATUS DA REMESSA

 

Cada processo realizado apresenta um status para facilitar na identificação dos pagamentos que foram enviados ou não ao banco. 

N ⇒ Remessa não gerada -  Status remessa de pagamento

S ⇒ Remessa gerada - pagamentos que não foram enviados para o Banco.

E ⇒ Remessa enviada para o banco -  ficará nesse status os pagamentos que foram enviados para o banco.

Para facilitar na visualização dos arquivos e status, nos filtros de visualização foi criada a opção: Mostrar apenas despesas enviadas para o banco (Arquivo de remessa), que auxiliará na busca dos lançamentos já realizados. 

 

 

Para envio de pagamentos em lote para o banco, é importante destacar que é necessário os lançamentos serem da mesma forma de pagamento, não podendo gerar a remessa com mais de uma opção de pagamento diferente. 

 

Para facilitar na visualização nos filtros de busca possui a opção: Mostrar despesas com forma de pagamento, que servirá para visualizar os lançamentos que possuem a mesma forma de pagamento informado. 

 

 

6) IMPORTAÇÃO DO RETORNO BANCÁRIO (Consulta dos pagamentos)

A rota de consulta é utilizada para que o cliente saiba o resultado da conciliação bancária, tanto para boletos trafegados de forma automática, quanto para as transferências ou Pix encaminhados. O retorno desta rotina será atualizado conforme as instruções que vierem do banco, e estarão disponíveis para que o cliente faça a consulta.  

 

Na tela de baixa de contas a pagar foi criado uma guia chamada "Importação" para consultar o retorno dos pagamentos.Existe apenas o layout "Retorno integração Pagamento".  

 

  • Deverá selecionar a conta bancária configurada na Nexxera para buscar os retornos de pagamentos. 

Existem duas formas de buscar os pagamentos, sendo por:

  •  Data - Período onde o cliente poderá colocar data de início e fim;

  •  Movimento - onde o usuário poderá usar o id do movimento e buscar a resposta da integração.

Obs: O arquivo de retorno funciona igual ao de boletos, no dia posterior que o cliente deverá chamar a requisição, pois é quando o banco atualiza os status e devolve para o Webtrans.

 

Ao solicitar o retorno do banco na aba importação, o sistema apresenta a mensagem de validação do banco informando se o pagamento foi validado ou não.

Após o pagamento ser aprovado no Internet bank e ocorrer a compensação bancária, o usuário deverá realizar a requisição no Webtrans onde os pagamentos que já foram autorizados e pagos virão marcados  na tela de Baixa de contas a pagar.

 

7) TEMPO DE ENVIO E RETORNO DE ARQUIVOS ENVIADOS VIA VAN NEXXERA

 

  O processo de envio e recebimento de remessas é algo bem simples, contudo, por conta da particularidade de cada banco o tempo de envio e recebimento para os arquivos variam de banco para banco.

Para os principais bancos elaboramos um descritivo, mostrando qual o tempo de envio de remessas e recebimento de retornos para o serviço de Pagamentos:

Bradesco

Envio: Pagamentos enviados até 17:59 autorizados

Retorno: 2 horas para o processamento.

Bradesco

Envio: Pagamentos enviados até 17:59 autorizados

Retorno: 2 horas para o processamento.

Itaú

Envio: Pagamentos enviados até 17h, após este horário será bloqueado.

Retorno: 2 horas para o processamento.

Santander

Envio: Pagamentos enviados até às 17h podem ser autorizados. Após às 17h será bloqueado. Pagamentos a receber até às 20hrs.

Retorno: Próximo dia útil

Banco do Brasil

Envio: Pagamentos enviados até 17:59 autorizados

Retorno: Próximo dia útil

  •