GW Trans: Configuração FTP

 

O que é FTP?

 

FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo de rede para a transmissão de arquivos entre computadores.

 

Link Vídeo: O que é FTP?

FTP significa File Transfer Protocol (protocolo de transferência de arquivos). Vamos explicar melhor. Essencialmente, um “protocolo” ou protocolo de internet é um conjunto de procedimentos, ou regras que permitem que dispositivos eletrônicos se comuniquem entre si. FTP é o conjunto de regras que os dispositivos em uma rede TCP/IP (a internet) usam para transferir arquivos.

O que é arquivo OCOREN?

OCOREN é uma sigla que significa Ocorrência de Entregas e o arquivo OCOREN consiste em um arquivo eletrônico, em formato TXT, que, como seu nome sugere, traz o registro de quaisquer ocorrências (eventos) durante o processo de coleta, movimentação, estocagem e entrega. Ele é gerado pela empresa de transporte e enviado para os contratantes de fretes (que são os embarcadores).

E como funciona do WebTrans?

Ocoren: Quando a transportadora adicionar uma ocorrência no CT-e na tela de baixa, o sistema vai salvar essa informação no banco de dados e será enviado para a pasta do servidor do cliente no dia e horário configurado no cadastro do cliente. 

 

Obs: Só será transmitido caso seja adicionado no CT-e alguma ocorrência.

O que é o arquivo CONEMB?

O CONEMB é um arquivo EDI criado pelos sistemas das empresas de transporte e enviado para os clientes (contratantes do frete ou embarcadores). Ele é um arquivo TXT formatado dentro do padrão PROCEDA e inclui uma lista de todos os conhecimentos embarcados e informações relevantes ligadas a eles.

E como funciona do WebTrans?

Conemb: Quando a transportadora emitir um CT-e o sistema armazenará essa informação e transmitirá para a pasta do servidor do cliente embarcador no horário e dia definido no cadastro do cliente.

 

Obs: O arquivo só será gerado e transmitido caso tenha lançado CT-e.

Para que serve o arquivo DOCCOB?

O arquivo DOCCOB tem a finalidade de concentrar as informações relacionadas a cobrança pelo serviço de transporte prestado, ou seja, é uma espécie de fatura eletrônica de transporte, na qual o embarcador conseguirá obter os dados referentes aos CT-es ou NFS-e de Transportes emitidos pelo e cobrados pelo transportador.

E como funciona do WebTrans?

Doccob: Quando a transportadora emitir uma fatura o sistema armazenará a informação e será transmitido para a pasta do servidor do cliente embarcador no dia e horário definido no cadastro do cliente.

Obs: Só será transmitido o arquivo DOCCOB caso tenha a fatura emitida no dia lançada.

 

Teste para saber se as configurações do FTP passado pelo cliente estão corretas.

 

Acesse o sistema FileZilla em seu computador. Preencha os campos obrigatórios para estabelecer conexão com o servidor do embarcador.

 

Host, Nome do Usuário, Senha, Porta, Conexão rápida

 

Cadastro FTP no sistema GW

Os dados a serem preenchidos são informados pelo cliente.

 

Preencher os campos:

  1. Descrição;

  2. Tipo de Protocolo;

  3. Tipo de Criptografia;

  4. Host;

  5. Porta;

Clicar em “Testar Conexão” para validar as informações passado pelo cliente. 

 

Cadastro do Layout

A importância de cadastrar o layout,

Cadastre o layout que o cliente necessita conforme o layout passado pelo cliente.

a transmissão de arquivos via FTP só funcionam para layouts personalizados.

 

 

Cadastro de Cliente Tomador do Serviço

 

No cadastro do cliente configure com as informações que cadastrou no sistema.

Após Configurado

 

Chegando o dia e horário o sistema webtrans transmitirá os arquivos para a pasta OCOREN no servidor do cliente.

 

Observações a serem vistas e reforçadas.

  1. Para funcionar a transmissão de arquivo FTP é necessário cadastrar um layout no sistema. Layout padrão do sistema não funciona para esse tipo de configuração.

  2. Arquivo OCOREN só é gerado se caso o funcionário tenha adicionado alguma ocorrência, e será transmitido no dia e horário determinado no cadastro. Obs: Não transmite arquivos retroativos.

  3. Arquivo CONEMB só é gerado caso tenha emitido CT-e e será  transmitido conforme dia e horário configurado no cliente.

  4. Arquivo DOCCOB só é gerado caso tenha emitido fatura e transmitido conforme dia e horário configurado no cliente.